quarta-feira, 16 de abril de 2014

#2014 COPA DO MUNDO BRASIL :::: Conheça os Principais Pontos Turisticos da Capital da Bahia - Salvador por HospedaSalvador #SalvadorSededaCopa

Salvador :::::: Onde tudo teve início

O Brasil começou pela Bahia. Foi em Porto Seguro, no sul do Estado, onde hoje é a Baía de Cabrália, que Pedro Álvares Cabral aportou em busca de um “porto seguro” para as naus portuguesas. Foi lá a celebração da primeira missa que marcou a chegada dos portugueses ao País, em 1500. As primeiras vilas surgiram ali e a primeira capital brasileira foi Salvador, detentora hoje de uma cultura rica e conhecida no mundo todo.
A Baía de Todos os Santos, onde fica a capital Salvador, só foi abordada pelos portugueses em 1501. Ali, Américo Vespúcio se estabeleceu e fez surgir a cidade que viria a ser a mais importante do Brasil durante quase todo o período da colonização. A Bahia se tornou o quartel-general português, de onde se estendia à resistência às diversas tentativas espanholas de tomar as terras da coroa.
Também está em Salvador o maior número de descendentes das diversas nações africanas fora da África. Mais de 80% dos soteropolitanos são afrodescendentes e sua influência se faz sentir hoje em todos os aspectos da vida na cidade, da comida à musicalidade inerente aos baianos.
Deixando a capital, a Bahia oferece incontáveis praias ao longo de mais de mil quilômetros de litoral, entrecortado por matas, lagoas e acidentes geográficos que tornam suas paisagens inesquecíveis. O estado oferece roteiros organizados e muito bem estruturados para receber turistas: de resorts luxuosos e de padrão internacional, à pousadas mais simples em vila de pescadores.
No interior, reservas ecológicas atraem aqueles que buscam roteiros de aventura e ecoturismo, como a Chapada Diamantina. Ainda no sertão, cresce o enoturismo no Vale do Rio São Francisco, feito até pouco tempo considerado impossível, uma vez que o clima tropical e seco nunca havia sido adequado para o cultivo de vinhedos. Hoje a região já produz 15% do vinho brasileiro, atrás do Vale dos Vinhedos, no Sul, tradicional produtor.

Foto: Embratur


Estado musical

A Bahia é um dos estados mais musicais do Brasil. A mistura entre as etnias negra, branca e indígena resultou numa grande riqueza de ritmos e gêneros, como o axé, o samba de roda, o pagode e a própria música popular brasileira (MPB). Até a carioquíssima bossa nova tem entre seus criadores e nomes mais conhecidos um baiano, João Gilberto, que encantou o mundo com seu jeito suave de cantar. No fim dos anos 1960 surgiu uma geração de intérpretes e compositores que revolucionariam a MPB. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethania e Gal Costa trouxeram uma nova forma de falar da Bahia e das coisas do País. Em paralelo, Os Novos Baianos, grupo composto por Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Paulinho Boca de Cantor e outros viveu o auge do movimento hippie, tratando em suas letras de temas como o amor e a liberdade. Na Casa da Música da Bahia, localizada no Parque Abaeté, podem ser encontrados documentos que contam a história da música baiana. O acervo é composto por fotos, livros e instrumentos musicais.
Principais pontos turísticos

A topografia privilegiada de Salvador é uma atração ao turista. Com a divisão clara entre Cidade Baixa e Cidade Alta, ligadas pelo grande cartão postal do local, o Elevador Lacerda. Nada, porém, se compara à importância do Pelourinho. O centro histórico, as suas igrejas e casas coloniais, todas coloridas, são patrimônio histórico da humanidade da UNESCO desde 1985.

Centro Histórico de Salvador
A cidade de Salvador – à semelhança de Lisboa e do Porto – foi fundada em um sítio que permitia um esquema elementar de defesa, sem impedir seu crescimento linear. A Cidade Baixa – como o Porto – é estreita devida à escassez de espaço entre a colina e o mar. As casas são mais elevadas que na Cidade Alta e, mesmo no século XVIII, se estendiam em fileiras delgadas e estreitas em direção a Itapahipe. Em 1714, desenvolvia-se ao longo da praia, uma rua dominada por sobrados de dois e três andares. Logo depois, surgiram bairros em torno da Sé e da Arruda, seguidos dos bairros de São Bento e Carmo. Em 1985, a UNESCO declarou o centro histórico de Salvador como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Pelourinho
É um dos principais cartões-postais de Salvador. Durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos eram castigados. A praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial, dentre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia.

Mercado Modelo
Erguido em 1861 para funcionar como Casa da Alfândega, o edifício passou a abrigar o Mercado Modelo a partir de 1971 e mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sofrido dois incêndios (1969 e 1984). São 273 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com tradicionais restaurantes da culinária baiana.
Endereço: Praça Visconde de Cayrú no bairro do comércio – Cidade Baixa
Funcionamento: 2ª a sábado – de 9h às 19h; domingos e feriados – 9h às 14h
www.mercadomodelobahia.com.br

Elevador Lacerda
Funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportam 20 passageiros cada, ligando a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Ao longo de sua história passou por quatro grandes reformas e revisões sendo que na segunda, em 1930, foram adicionados mais dois elevadores e uma nova torre que conferiu a atual arquitetura em estilo art déco.
Endereço: Praça Visconde Cayru, Bairro do Comércio.
Telefone: (71) 3243-4030
Funcionamento: diariamente de 7h às 23h

Pontos turísticos de Salvador





Fonte: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/sedes/salvador/cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário