sexta-feira, 6 de setembro de 2013

:: A Cultura de Salvador ::

A  Bahia tem uma cultura muito diversificada dentro do Brasil. Também tem um belíssimo acervo muito rico de obras arquitetônicas e religiosas em Salvador.

Tem as  mais típicas manifestações culturais populares, assim como a música cujo gênero musical é o Axé,  que surgiu por volta dos anos 80, nas manifestações populares do carnaval de Salvador, cuja sua mistura é o  maracatu, frevo, reggae, forró e calipso.  O termo  “Axé” vem da saudação religiosa do Candomblé  e Umbanda que quer dizer energia positiva.
A dança também provém dos negros africanos, praticada no “samba de roda”, denominada  capoeira, com seus  movimentos ágeis, que mexe o corpo todo,  mistura de dança e de luta. O maculelê segue o mesmo rítimo da dança   agregada na dança com bastões e facão.  A diferença entre as outras lutas é que a capoeira tem todo aquele toque mágico,  pois a  música vem dos instrumentos artesanais como o berimbau, pandeiro e atabaque.  Por volta de 1870, as baianas começaram a migrar para o sudeste procurando emprego,  faziam festas e dançavam com roda de samba, para vender os famosos “acarajés” e gamelas feitas de madeira.  A dança de roda foi o que deu origem para o samba dos cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário