segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Hostel: O que é? Como funciona? por David Costa

Com preços mais acessíveis que os hotéis, os hostels também são uma boa oportunidade para quem quer fazer amizades

Hostel ou Albergue é um meio de hospedagem alternativo com preços mais acessíveis que os hotéis, os hostels tem como principal objetivo oferecer um intercâmbio cultural entre pessoas do mundo inteiro.

Os preços dos hostels são mais baratos por causa de sua estrutura que pode ser tanto de uma pousada quanto de um hotel, ou até mesmo de uma casa. Na maioria das vezes os quartos são coletivos, ou seja, pessoas que ainda não se conhecem ficam hospedadas juntas. Em alguns hostels, meninos e meninas, de todas as idades, dormem em quartos separados. A maioria dos hostels, sobretudo no Brasil, oferecem quartos privativos para casal, família ou pequenos grupos.

Os banheiros dos hostels são coletivos, alguns ficam fora, outros dentro dos quartos. A maioria dos quartos privativos tem um banheiro privado. Alguns hostels oferecem toalhas e roupas de cama como parte da diária, outros alugam. Para guardar a mochila e pequenos pertences, existem armários individuais que devem ser fechados com cadeado; se você não tiver um, não tem problema, a maioria desses estabelecimentos aluga ou fornece um cadeado para você manter suas coisas bem guardadinhas e em segurança.
Os hostels são conhecidos por serem lugares onde se faz amizades, por isso, existem áreas onde os viajantes se encontram para conversar, ler, assistir TV, ouvir música, etc. Alguns albergues ainda têm piscina, salão de jogos, campo de futebol, quadra poliesportiva... Na maioria das vezes o café da manhã já está incluído na diária. Mas alguns hostels ainda oferecem áreas de uso comum, como cozinha coletiva equipada e lavanderia (geralmente tanques ou permitem uso de máquinas de lavar cobrando uma pequena taxa).







Os Hostels brasileiros são credenciados a rede internacional Hostelling International, que é a detentora da marca mundial dos Hostels e responsável pela garantia do padrão internacional. O preço da diária dos hostels no Brasil é estipulado conforme a categoria do Hostel (regular, bom ou muito bom) e pode sofrer alteração de acordo com o período de alta/baixa estação e feriados prolongados. No exterior o valor varia conforme o custo de vida da cidade e a variação cambial.

Quem pode se hospedar no Hostel?
Qualquer pessoa pode ficar hospedada em um hostel. Porém, na maior rede de hostels do mundo, a Hostelling International (HI) é preciso ter a "carteirinha de alberguista". Na prática, os hostels brasileiros aceitam hóspedes sem a carteirinha, mas a diária para associados é mais barata. Muitos dos albergues HI do exterior não aceitam hóspedes sem a carteirinha. Por isso sempre pergunte antes de reservar se os Hostels da Hostelling International na Europa ou EUA aceitam hóspedes sem carteirinha.

Idade para se hospedar no HostelNão há idade mínima nem máxima para ficar hospedado em hostels, porém é interessante consultar se determinado hostel aceita crianças. Só fique atento aos hostels da Hostelling International na Europa e EUA, pois podem haver restrições de idade e tempo de estadia em alguns locais.

Para fazer a carteirinha de alberguista
Qualquer pessoa pode fazer a carteirinha de alberguista. Para isso, basta acessar o site da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude (FBAJ) e solicitar sua carteirinha, que pode ser:
- Carteira Nacional - válida exclusivamente no Brasil
- Carteira Internacional – válida no mundo inteiro, inclusive, no Brasil.
- Carteira Família - Com essa carteira, o titular poderá se hospedar somente nos albergues do Brasil, acompanhado de: esposa(o) - companheira(o) + os filhos com idade até 18 anos.

Lembre-se sempre: É melhor reservar sua estadia em um hostel com antecedência! Especialmente na alta estação e nas cidades mais freqüentadas por turistas, os albergues podem lotar rapidamente. Faça com que procurar um quarto não se torne uma aventura. Imagine ter de sair por uma cidade desconhecida, batendo de porta em porta, com uma mochila nas costas: o risco é terminar em um hotel caríssimo.


Family Hostel HospedaSalvador
O Family Hostel HospedaSalvador, está instalado em um belo casarão de fachada em estilo eclético, cujo sua tipologia arquitetônica remonta do século XIX, tornando assim o local,
um ambiente de contexto Histórico muito agradável para os turistas que visitam a nossa cidade.
Somos um Hostel de ambiente familiar, limpo, seguro, muito bem organizado e com toda certeza uma ótima opção de custo benefício para você.

Family Hostel HospedaSalvador | Telefone: (71) 3266-6923 | http://www.hospedasalvador.com.br
Fonte: http://hoteis-e-pousadas.hagah.com.br/especial/pr/turismo-pr/19,0,2952872,Hostel-o-que-e-Como-funciona.html


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário