terça-feira, 3 de setembro de 2013

Copa do Mundo na Bahia deixará como legado a qualificação dos empresários

Feira do Empreendedor terá Rodadas de Negócios entre empresas e trade turístico e da economia criativa
A Copa do Mundo em 2014 deixará como legado para Salvador, uma das cidades-sede, a melhoria na qualidade de atendimento aos visitantes e a imagem que vai além doscartões postais. Áreas como construção civil, comércio, agronegócio, moda e turismo formam o colegiado da Copa e estão sendo acompanhadas dentro do projeto Sebrae 2014. Durante a Feira do Empreendedor 2013, de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador, o Espaço Negócios da Copa vai disponibilizar informações para investidores e prestadores de serviço interessados no evento, além de realizar Rodadas de Negócios entre empresas e os trades turístico e da economia criativa.
A Copa das Confederações serviu como teste para as empresas que atuam na área de turismo. O evento ficou conhecido como a “Copa dos Brasileiros”, já que mobilizou principalmente o público interno. O proprietário do hostel Hospeda Salvador, no Centro Histórico de Salvador, David Costa, que é Microempreendedor Individual, reconhece que o destino Brasil ainda é considerado muito caro, por esse motivo, não teria a possibilidade de em dois anos seguidos ter os mesmos públicos para a grande competição do futebol mundial.
Parceiro do projeto Sebrae 2014, David vai participar das Rodadas de Negócio que serão promovidas pelo Sebrae no Espaço Negócios da Copa da Feira do Empreendedor. “Tudo é uma questão de estratégia empresarial. Desde janeiro já havia percebido que o público nas cidades-sedes seria formado na maioria por brasileiros. No meu caso, foquei nos voluntários da Copa e montei pacotes de 15 dias e um mês e obtive sucesso”, explica o empresário.
Segundo a gestora de Turismo do Projeto Sebrae 2014, Hirlene Pereira, o objetivo das Rodadas de Negócios será colocar frente a frente agências, operadores de turismo, empresas do trade e prestadores de serviço para vender o destino turístico Bahia.
“Sabemos que parte do público visitante da Copa vai optar por se hospedar fora de Salvador, em hotéisdo Litoral Norte, e que o movimento maior será na operacionalização da logística, principalmente com a realização das Fan Fest, no bairro Jardim de Alah, em Salvador. São assuntos a serem debatidos e temos muita informação para disponibilizar para o público durante a Feira”, destacou a gestora.
Hirlene Pereira acredita que o grande legado da Copa do Mundo será justamente a experiência que o empresário local terá com megaeventos e a qualificação profissional. Segundo ela, será o diferencial competitivo que a Bahia precisa. “Vai melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços. No caso do receptivo turístico, terá sucesso quem oferecer melhor serviço, atender aos visitantes falando seu idioma. É o legado que a Copa do Mundo vai deixar e que pode mudar a visão do trade brasileiro, especialmente do baiano”, conclui Hirlene.
Estratégias
O empresário David Costa está antenado com relação à necessidade de sempre ter conhecimento. Usuário ativo das redes sociais, ele tem percebido o interesse do público e por esse motivo conseguiu sucesso durante a Copa das Confederações. “Sabendo do público que vinha para Salvador, reduzi valores e organizei pacotes. Recebi, principalmente os voluntários da Fifa que buscavam hospedagem mais baratas. Tive hóspedes da Guatemala, México, Costa Rica e Colômbia, garantindo uma ótima taxa de ocupação”, comemorou o empresário. O hostel Salvador Hospeda tem quartos com seis até nove leitos, com direito a café da manhã, e seu público principal é formado por estudantes.
Para a Copa do Mundo, David se antecipou e lançou os pacotes em sites de viagem, tendo já conseguido alguns resultados. “A informação é a base de tudo. Por exemplo, desde que foi anunciado pela primeira vez a gravação do DVD de Ivete Sangalo na Arena Fonte Nova, em dezembro de 2013, montei e divulguei os pacotes de três dias para o público que vem a Salvador participar do evento. Já garanti a ocupação de todos os leitos do hostel e ainda vendi leitos em hospedagens parceiras”, observa o empresário.
O Espaço Negócios da Copa ocupará uma área de 162 m2 na Feira do Empreendedor. Segundo o coordenador técnico do Projeto Sebrae 2014, José Élio Souza, o atendimento vai se basear principalmente em informações e orientações técnicas que possam melhorar a qualificação dos empreendimentos.
“Nas Rodadas de Negócios vamos intermediar o contato entre os empresários dos segmentos envolvidos no evento e os prestadores de serviço. Vamos divulgar e distribuir também um catálogo para orientação dos investidores. O objetivo é fazer com que a Copa deixe um legado positivo para o desenvolvimento dos setores, principalmente nos que envolvem o turismo e a cultura”, destaca o coordenador.
Feira do Empreendedor
A Feira terá mais de 120 expositores nos setores de franquias, representação comercial, serviços para o empreendedor, máquinas e equipamentos, negócios verdes e sustentáveis e soluções e negócios digitais. Também serão disponibilizadas cerca de 23 mil vagas, em 320 eventos para capacitação, sendo 50% deles gratuitos e os demais com valores entre R$ 10, R$ 20 e R$ 40 (seminários).
Para participar das capacitações é necessário fazer a inscrição para visitar a Feira. A inscrição gratuita pode ser feita até o dia 20 de outubro no site www.ba.sebrae.com.br/feira. A partir desta data, a inscrição para visitar a Feira será somente nos dias do evento, no Centro de Convenções, em Salvador, a partir das 13h30, pagando uma taxa de R$ 5, que será doado para a Associação Pracatum Ação Social.
A Feira do Empreendedor da Bahia 2013 acontecerá no período de 22 e 26 de outubro, das 13h30 às 22h. O evento no Estado é tricampeão nacional entre os realizados em todo o País. Foi escolhida a melhor do Brasil nas edições de 2007, 2009 e 2011 e espera-se este ano repetir os bons resultados.
A Feira do Empreendedor da Bahia 2013 conta com o patrocínio do Instituto Mauá, Vivo, Bradesco Empresas e Negócios, Desenbahia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário