quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

:::::Surpresas marcam segunda noite do Festival de Verão, nesta quinta (30):::::

A segunda noite do Festival de Verão Salvador, além de reservar surpresas no show da cantora Ivete Sangalo, promete apresentações musicais para agradar a todos os gostos. O evento acontece no Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, com a abertura dos portões às 18h. http://goo.gl/a5h9Nk

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

#HOJE EM SALVADOR, O SHOW É DA:

:::::Margareth Menezes, Daniel Mercury, MV Bill, Gabriel o Pensador e Olodum::::::        \o/
AfroPop, samba-reggae e rap  darão o tom da mistura do Ensaio do AfroPop do dia 23 de janeiro. A anfitriã da festa, Margareth Menezes, recebe como convidados o rapper carioca MV Bill, o cantor Gabriel o Pensador e o Olodum. A banda Bailinho de Quinta faz a abertura da noite com as tradicionais marchinhas.   Nesse verão, Margareth faz uma homenagem ao centenário de Dorival Caymmi em toda a temporada, desde os shows do AfroPop até o Carnaval. O público encontrará a casa de show Fantoches ambientada com elementos inspirados na obra de Caymmi. A noite contará ainda com uma banda fanfarra nos intervalos das apresentações e com a discotecagem do DJ Mauro Telefunksoul.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TRADIÇÃO: Lavagem do Bonfim recebe título de Patrimônio Imaterial Nacional. Evento que ocorre nesta quinta-feira, também terá cortejo católico este ano.

Um dia antes de sua realização, a Festa do Senhor do Bonfim, conhecida como Lavagem do Bonfim, cortejo multirreligioso que leva mais de 1 milhão de pessoas para a Cidade Baixa de Salvador, em uma tradição iniciada em 1773, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 15, o título de Patrimônio Imaterial Nacional.
"O reconhecimento traz para o Estado a obrigação de estar junto da comunidade para garantir a manutenção da realização do evento", explica a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado. O registro da festa como patrimônio cultural havia sido aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan em junho.
A concessão do título foi marcada por uma missa, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, que reuniu a ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM).
"É um reconhecimento da importância histórica do evento, que é uma manifestação autêntica do povo baiano e um espaço de não-discriminação absoluta", avalia a ministra, que participará do cortejo. "A Lavagem do Bonfim é um símbolo do congraçamento de todas as fés, da democracia." Segundo o governador, o título "coloca a fé do povo baiano no lugar que merece".
História. A lavagem remete à limpeza que era realizada na basílica para a festa em louvor ao Senhor do Bonfim, celebração católica que ocorre em Salvador desde o século 18, no segundo domingo após a Festa de Reis. Para que a comemoração fosse realizada, os organizadores convocavam os escravos para realizar a lavagem da igreja na quinta-feira anterior ao evento.
Adeptos das religiões de matriz africana, os escravos começaram a fazer da lavagem uma festa própria, dando início à tradição. Até hoje, é um bloco de centenas de baianas com trajes típicos que puxa o cortejo de oito quilômetros, entre a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia e a igreja do Bonfim.
Este ano, a festa que se realiza nesta quinta-feira terá novidades. A principal é que pela primeira vez um cortejo católico será realizado, com saída programada para as 8 horas, duas horas antes da caminhada tradicional. Cerca de 2,2 mil policiais farão a segurança da festa.
Fitinhas baianas. Outra novidade do cortejo deste ano é que os fiéis poderão encontrar, nas imediações da basílica, fitinhas do Bonfim fabricadas na Bahia. Após mais de duas décadas sendo produzidas em Sumaré, no interior paulista, as recordações voltaram a ser produzidas em Salvador no fim do ano passado, pela Cooperativa de Produtores de Artigos Religiosos e Culturais (Cooparc).
Fonte: OEstadão

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014