sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ônibus turístico leva turistas para o “Espicha Verão”, gratuitamente ....OBA!!!



Ônibus turístico leva turistas para o “Espicha Verão”, gratuitamente ....OBA!!!

Os turistas que estiverem em Salvador e que desejam curtir o projeto Espicha Verão vão poder se deslocar para a festa com conforto e comodidade a bordo do ônibus turístico Salvador Bahia Bus. O ônibus turístico levará, gratuitamente, os foliões de diversos  hotéis até o Pelourinho, onde shows além de manifestações artísticas e culturais vão prolongar a temporada de festas na Bahia. O projeto acontece nos dias 22, 23 e 24 deste mês.
Ao todo, três ônibus vão realizar os roteiros. Um dos ônibus, que vai partir às 17h do Hotel Stella Maris Resort, irá percorrer os principais hotéis da região de Stella Maris, Itapuã e Patamares. Os demais veículos vão iniciar o roteiro às 17h e 18h, respectivamente, do ponto de ônibus do Jornal A Tarde. A previsão é que todo o percurso dure em media 1h20min.  O retorno será feito às 00h30, em frente ao monumento Cruz Caída.
A ação é uma parceria do Salvador Bahia Bus com a Secretaria de Turismos do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa.
Espicha Verão – A ação que tem como objetivo principal prolongar a alta estação em Salvador após o Carnaval vai reunir uma grande diversidade de manifestações artísticas e culturais que vão estar distribuídas nos Largos e Praças do Pelourinho. A festa contará com as participações de nomes como Cidade Negral Paulinho Boca, Tonho Matéria, Kelly Cristina, O Círculo , Cabeça de Nós Todos, Soul Tambor, dentre outros.

*Confira os horários e pontos de embarque e desembarque dos dois roteiros. 






quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

------------------------Viva o CARNAVAL ------------------------------ HospedaSalvador


Uma viagem pelo carnaval da Bahia de 1884 a……….

O carnaval de Salvador, a primeira capital do Brasil, evoluiu como no Rio de janeiro e em diversas outras partes do país. As iniciativas tomadas para conter os abusos do entrudo português fizeram surgir os bailes dos salões, com grande destaque para as festas à fantasia do teatro São João, o corso, os cordões e blocos diversos. O ano de 1884 é considerado um marco pelos baianos devido a organização apresentada pelas manifestações populares à partir deste ano.


No finalzinho do século XIX, por volta de 1894, 1895, surgiu o Afoxé, um tipo de grupo formado por negros que representavam casas de culto de herança africana e saíam às ruas cantando e recitando seqüências de músicas e letras. Os afoxés exibiam-se na Baixa dos Sapateiros, Taboão, Barroquinha e Pelourinho, enquanto os grandes clubes desfilavam em áreas mais nobres. O mais famoso afoxé é o “Filhos de Gandhy”, criado em 1949 – ano do IV centenário da cidade – pelos estivadores do Porto de Salvador. O nome é uma homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhy, assassinado um ano antes.

A maior inovação do Carnaval da Bahia porém, foi o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, que surgiu em 1950 e representa a consagração do carnaval de rua.A primeira apresentação foi feita em cima de um Ford 1929, com guitarras elétricas e som amplificado por auto-falantes, às cinco da tarde do Domingo de carnaval.


Fonte:
http://abahiadetodosospovos.wordpress.com/2011/02/27/uma-viagem-pelo-carnaval-da-bahia-de-1884-a-2006/

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Carnaval de Salvador



O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o carnal, o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano.
O som eletrizante do trio é a deixa para que nos três circuitos – Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico) – tenha uma verdadeira explosão de alegria. Os blocos afro, com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés, são um contraponto para essa festa plural, por ser rica de ritmos, estilos e manifestações artísticas e, ao mesmo tempo, singular, por ser única.
O Carnaval de Salvador atrai multidões. São mais de 2 milhões de foliões baianos e turistas e cerca de 224 entidades (28 afoxés, 61 afros, dez alternativos, 39 blocos de trio, sete percussão/sopro, quatro especiais, dois de índios, oito infantis, 21 de percussão, 36 de samba e oito de travestidos) cadastradas na Empresa Salvador Turismo (Saltur) que organiza a festa.
A Cidade do Carnaval ocupa uma área de 25 quilômetros de avenidas, ruas e praças de Salvador, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infraestrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Nos seis dias, como nos remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, do país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção.
Em 2013, a folia baiana faz uma homenagem à guitarra baiana e acontece entre os dias 7 e 12 de fevereiro. Na quinta-feira (7), o prefeito ACM Neto entrega, em horário e local ainda a ser definido, as chaves da cidade ao Rei Momo 2013, acompanhado da rainha e princesas.

Fonte:http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2013/capa/pagina.php?id=61