quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Centro Histórico de Salvador




Centro Histórico de Salvador que também é chamado de Pelourinho (embora não seja o bairro em si) compreende a área histórica da cidade de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia.
O Centro Histórico de Salvador, é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX. Salvador foi a primeira capital colonial do Brasil e a cidade é uma das mais antigas do Novo Mundo (fundada em 1549 por colonizadores portugueses). Foi também o primeiro mercado de escravos do continente, com escravos que chegaram para trabalhar nas plantações de açúcar.[1]
Esta área está na parte mais antiga da cidade, a Cidade Alta, de Salvador. Ele compreende à vários quarteirões em torno do Largo triangular e é o local para a música, restaurantes e vida noturna. Na década de 1990, um esforço se deu para uma restauração que resultou em fazer uma área de atração turística altamente desejável.
Em 1985 foi honrada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O Centro Histórico é famoso por ter várias ruas, incluindo igrejas, cafés, restaurantes, lojas e os edifícios em tons pastel. Policiais  patrulham a área para garantir a segurança.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Hist%C3%B3rico_de_Salvador

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Stella Maris, Ipitanga e Praia do Flamengo



Aí nas redondezas, aproveite para conhecer as praias mais afastadas do centro da cidade, são lindas, tranquilas, costumavam ter grandes barracas/restaurantes de praia.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Feira de São Joaquim



Essa daqui é pro viajante que adora feita popular. A feira é enorme e vende tudo que você possa imaginar, muita fruta a preço módicos, artesanato - produtos de madeira, cerâmica.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dique do Tororó



Essa área foi revitalizada e hoje é onde ficam as esculturas dos orixás, é um lugar bacana de se conhecer se tiver tempo... tem um restaurante legal também de comida nordestina chamado A Porteira.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lavagem do Bonfim




"Quem Tem fé Vai a Pé"

A Lavagem das Escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, reúne milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.
O festejo começa às 10 da manhã, quando os participantes se concentram em frente à Igreja da Conceição da Praia para dar início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O cortejo é comandado por baianas com trajes típicos - turbantes, saias engomadas, braceletes e colares - que carregam vasos com água de cheiro. Atrás delas vem o bloco Filhos de Gandhi e uma multidão de fiéis. Todos se vestem de branco, que á a cor de Oxalá, o deus Yoruba sincretizado com Senhor do Bonfim.
Depois de pouco mais de uma hora, a procissão chega até a escadaria, onde muitos espectadores a esperam. Originalmente o interior da Igreja era lavado, mas hoje a água é ritualisticamente derramada fora de Nosso Senhor do Bonfim, num gesto simbólico de purificação. As baianas molham com água de cheiro os degraus da escadaria, onde também depositam flores, enquanto todos cantam o hino do Senhor do Bonfim.
Após a festa muitas pessoas se dirigem às barraquinhas espalhadas em torno da Igreja para experimentar o típico acarajé baiano. É possível também comprar as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, que tem exatamente o mesmo comprimento do braço da imagem que está dentro da Igreja. Acredita-se que ao amarra-la no pulso você deve fazer três pedidos que serão realizados quando a fitinha cair.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Passar uma tarde em Itapuã.




Visite a pracinha de Vinicius de Moraes e experimente o acarajé de Cira.
Por ali está outro ponto turístico que no passado estava em todos os cartões postais: a Lagoa do Abaeté. Muito Linda, vale uma foto!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Largo de Dinha no Rio Vermelho



Considerado um dos melhores Acarajés de Salvador, não deixe de experimentar o da Dinha. E está muito bem localizado no Rio Vermelho...que é o bairro mais boêmio de Salvador!
Em volta da praça há muitos bares de diferentes estilos e tribos, você escolhe o que mais te apetece.
Divirta-se!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Farol da Barra, Morro do Cristo e Porto da Barra.



A Praia do Porto é a minha preferida durante a semana, águas tranquilas, sem ondas, é possível alugar cadeiras e guarda-sol. E o pôr do sol no Cristo ou no Farol também vale muito a pena, no Farol tem que ir para a parte do fundo, é lá onde as pessoas se concentram e assistem ao espetáculo.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cidade Baixa




Ainda pela Cidade baixa, que tal passear pela Ribeira, Bonfim, Mont Serrat, Humaitá?
Aí você vai ver uma Salvador, digamos menos moderna, são bairros mais antigos, no passado eram bairros
tradicionais e hoje conservam lindas paisagens e em muitos pontos o por do sol também é lindo de ver.
Temos o Forte Montserrat, localizado em Humaitá. A Igreja do Bonfim dispensa maiores comentários,
símbolo maior da fé baiana e do nosso sincretismo religioso, em janeiro as escadarias da igreja tornam-se
palco de uma das maiores festas populares, a lavagem do Bonfim. Se puder, pegue o barco na Ribeira
para o subúrbio e vá comer uma moqueca por lá.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

JAM (Jazz no MAM - Museu de Arte Moderna, na Avenida Contorno)



MAM é muito bacana, é um museu que conta com um acervo de esculturas a céu aberto, um visual incrível à beira-mar e aos sábados com um por do sol fantástico embalado ao som de jazz ao vivo, tem barraquinhas vendendo cerveja e acarajé, ambiente super despojado,esqueça salto e make up elaborado, é definitivamente imperdível!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mercado Modelo e Forte de São Marcelo.



Pra quem curte artesanato local, vai encontrar muita coisa no Mercado Modelo.
E o Forte de São Marcelo, por sua vez, fica bem em frente ao Mercado Modelo (o forte está dentro do mar, pega-se um barquinho no terminal, atras do Mercado Modelo), de lá você tem uma vista linda que te dá a visão da cidade alta de um outro ângulo, rende ótimas fotos!